São Bernardo Educação

Rodas Literárias incentivam o gosto pela leitura em São Bernardo

Atividades são realizadas tanto em sala de aula das Emebs, como nas Bibliotecas Escolares Interativas (BEIs)

  • Data: 04/07/2013 17:07
  • Alterado: 04/07/2013 17:07
  • Autor: Cosmo Silva
  • Fonte: PMSBC
Rodas Literárias incentivam o gosto pela leitura em São Bernardo

Crédito:

Promover e incentivar o gosto pela leitura entre os alunos da rede municipal de ensino. Esse é o objetivo das Rodas Literárias e Rodas de Histórias promovidas nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) de São Bernardo. O trabalho é desenvolvido pelos professores dentro da sala de aula e complementado pelos funcionários das Bibliotecas Escolares Interativas (BEIs), que organizam encontros mensais com os estudantes.

Por meio desse conjunto de atividades, mais de 80 mil alunos da rede são incentivados a conhecer escritores brasileiros e ler suas obras.

Na Emeb Bruno Massoni, por exemplo, os alunos do 3º ano realizaram na quarta-feira (3) uma roda literária sobre a obra da escritora Zélia Gattai. Na unidade, localizada na região do Riacho Grande, todos os estudantes se reúnem pelo menos duas vezes por mês nas rodas literárias para lerem trechos específicos de obras indicadas pelos professores e funcionários da biblioteca ou recitarem trechos de poesias.

"Nessas rodas socializamos as informações e discutimos sobre os autores. Foi a partir desses encontros, que os alunos ficaram sabendo quem foi Zélia Gattai e o porquê da nossa BEI levar o seu nome", explica Ana Cecília Camargo, oficial de biblioteca da Emeb Bruno Massoni.

Aluno da unidade, Gustavo Goulart, de 8 anos, afirma que sempre discute os temas das rodas literárias com os colegas. Segundo ele, o que mais o fascina nos livros são as histórias envolvendo vários personagens. "Gosto de histórias de magia que tenham personagens com bastante ação", destaca.

Já na Emeb Professor Nilo Campos, localizada no Jardim Silvina, os alunos participam de encontros literários e de rodas de histórias. Em uma delas, organizada por professores e a agente de biblioteca Cristiane Silva de Santana com os alunos do 1º ano, a roda foi sobre uma fábula de nome 'O Caso do Pote Quebrado'.

Para Cristiane, o segredo para atrair a atenção das crianças e estimular o gosto pela leitura está na forma como as fábulas são contadas. "Incentivamos a leitura não como obrigação, mas como uma atividade prazerosa e divertida", diz.

Compartilhar:
1
Crédito:Raquel Toth
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/07/2013 05:07
  • Alterado: 04/07/2013 05:07
  • Autor: Cosmo Silva
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados